Escolhendo o console certo pra você!

Este post foi reescrito de acordo com a reformulação do blog Playcast Games 04/10/2010

Escolher um console é uma decisão importante e difícil, muito importante e difícil na verdade. Se você já têm seu console da sétima geração vai estar, muito provavelmente, eufórico pra ganhar o seu. Mas aí sim, é onde você vai ser surpreendido novamente.
Geralmente os erros mais comuns são de gente que paga caro, só porque não conseguiu esperar mais alguns dias. Ou mesmo não pesquisa sobre os consoles e se arrepende amargamente. Mas calma, calma preguiçoso. Não precisa nem ficar com cara de choro porque eu faço o trabalho de pesquisa pra você! Vamos começar pelos dados técnicos de cada console.

Por ordem alfabética vamos começar com o nosso querido PlayStation 3.
Pesando 4 qui... Não, brincadeira. Isso não é pra ser um post de flame entre os consoles, mas um esclarecimento pra sua mente conturbada meu jovem.

O PS3 foi lançado em 11 de novembro de 2006, tem mais de 35 milhões de unidades vendidas, usa como principal mídia o fabuloso Blu-Ray Disc (que vou chamar de B-ray daqui pra frente) e tem um processador poderosíssimo da Cell de nada mais nada menos do que 3.2 GHz. Ele também tem como característica os seus Hds de 120gb e 250gb (mais populares) e utiliza sua memória de 512 MB dividida em duas partes iguais para sistema e vídeo. Além de tudo isso ele possui um clock de 550 MHz na sua placa gráfica e tem um serviço online gratuito chamado de PlayStation Network.

Continuando na ordem alfabética temos o revolucionário Nintendo Wii.

O queridinho da Big N foi lançado em 19 de novembro nos Estados Unidos e em 2 de dezembro no Japão, tem mais de 73 milhões de unidades vendidas e utiliza o Wii Optical Disc (?) como mídia principal. A Big N fez segredo sobre a potência do processador do Wii, mas estima-se que seja de 729 MHz, além de usar uma de GPU da ATI chamada Hollywood que tem um clock de 243 Hz. O Wii também tem um serviço online, que se chama Nintendo wi-fi connection.

Apresentando agora o último console de acordo com a nossa ordem alfabética, temos aqui o consagrado Xbox 360 da Microsoft.

Lançado em 16 de novembro de 2005 é o mais velho console da sétima geração e tem mais de 39 milhões de unidades vendidas. Utiliza como mídia o conhecido DVD e tem os mesmo 3.2 GHz de processador do PS3 e pode ser equipado com HDs de 20, 60, 120 e 250 Gbs. Tem uma placa gráfica com 500 MHz de clock e utiliza como serviço online a Xbox Live.

Bom, agora que você sabe um pouco mais sobre cada console, vamos ver os fatos que podem influenciar na sua decisão.
Fator número um - Jogatina online.
Você gosta de jogar online? Se a sua resposta foi sim, você tem de levar em conta algumas considerações.
Primeira, a Live é paga. Ah Sam mais é muito caro? Não, a Live Brasil está para chegar então os preços vão ser convertidos pra cá, mas dando uma rápida pesquisada no Mercado Livre você já vai saber quanto custa hoje. Vai lá que eu espero. Viu? Não dá pra passar fome porque comprou cartão da Live.
Segunda, é que a PSN é grátis. Mas ai você pensa, "Porque pagar a Live se posso jogar na PSN de graça?", a única vantagem que me vêm na cabeça é o Cross Game Chating, que é nada mais nada menos que um grupo de conversa, onde os jogadores podem jogar jogos diferentes e ainda assim continuar conversando. É uma grande vantagem. Mas como você pode ver na primeira consideração, têm seu preço.
Terceira e última, o Wii não é um console online. Eu não tenho, então afirmo com 98% de certeza que não é um bom console online. Muita gente me fala que não consegue jogar online no Wii, e quando consegue não é bem o que se espera de uma rede online.

O segundo (e último) fator que você deve levar em conta são os jogos exclusivos.
Só pra citar alguns do PS3: Uncharted, God of War, Metal Gear Solid 4: Guns of The Patriots, Gran Turismo 5 e Killzone.
Alguns muito bons do Xbox 360: Gears of War, Halo, Kameo: Elements of Power e Left for Dead 2.
O Wii já é um caso a parte, já que a maioria dos seus jogos são exclusivos do console, alguns bons títulos do Wii:  Super Mario Galaxy, New Super Mario Bros, Metroid e Super Smash Bros Brawl.

Não existe uma fórmula mágica pra escolher consoles. Mas vou dar aqui a fórmula pra diminuir as chances de erro na escolha. Anote aí:

Faça muita pesquisa, adicione uma pitada de intuição e agora leia, mas leia bem, outros textos como esse. E por fim, jogue cada console direitinho.

Agora são 6:24 da madrugada, eu não dormi e estou a uma hora escrevendo este texto. Se você gostou comente! Se você não gostou comente também, me ajude a melhorar meus textos. Eu estou reescrevendo alguns deles e acredite, dá um trabalho imenso escrever e pesquisar textos e notícias, mas eu amo escrever, muito mesmo, então ajude este blogueiro e comente sobre os postsinterativas de compartilhar conhecimento.

Comentários sobre o post "Escolhendo o console certo pra você!"

Postar um comentário

Antes de comentar leia as regras.
Os comentários são moderados por mim, e eu sou um só, portanto, não fique chateado se
demorar um pouco pra aparecer
.
Se você não leu as regras (eu já sabia que não ia ler) saiba logo de início que comentários preconceituosos
e que ofendam alguma pessoa física, jurídica ou mesmo uma empresa não
serão tolerados
, portanto, modere no linguajar.

Design by New WP Themes | Converted into Blogger Templates by Theme Craft